A ilha das 7 Cidades

Admite-se que o maciço vulcânico das 7 Cidades possa ter constituído uma ilha, perfeitamente individualizada. Sendo a união deste maciço vulcânico com o maciço vizinho da Lagoa do Fogo (maciço de Água de Pau) concretizada em resultado do vulcanismo basáltico da Região dos Picos, uma zona de pequenos vulcões entre estes 2 grandes maciços.

A Lagoa das 7 cidades, situada no extremo Oeste da ilha de São Miguel é hoje um dos maiores emblemas turísticos dos Açores. Foi, em 2010, considerada uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

A “Lagoa das 7 Cidades” é uma caldeira do vulcão das 7 Cidades, que se encontra em atividade e é, provavelmente, o sistema vulcânico com mais elevada frequência eruptiva nos últimos 5000 anos, nos Açores., constituindo-se como uma das maiores caldeiras de abatimento do mundo.

São 4 as lagoas na “Lagoa das 7 Cidades”. A lagoa verde e lagoa azul (a cor vem das algas na água) que estão separadas por uma ponte que dá acesso à localidade, às quais está associada a Lenda das 7 Cidades. As restantes lagoas são a Lagoa Rasa e Lagoa de Santiago.